CONSULTORIA, TREINAMENTOS, GESTÃO EM QSMS

CONSULTORIA, TREINAMENTOS, GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA
OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE


domingo, 10 de novembro de 2013

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO EM (QSMS)


SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO EM (QSMS)


José de Ribamar Gonçalves de Sousa Filho
Prof. Orientador (Marco Vinicio Pereira Silva)
Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho (TURMA: SEG0032) Estágio
20/11/2012




RESUMO

Atualmente as empresas estão inseridas em um cenário altamente dinâmico e mutável; a globalização e a internet fazem com que as transformações sejam globais, atingindo todos os mercados e com uma celeridade nunca antes vista. Com a economia globalizada, concorrente não é apenas o vizinho ao lado, mas sim, todos daquele setor a nível mundial, basta lembrar as vendas virtuais. No âmbito organizacional, a competitividade é uma das principais preocupações, e, oferecer um produto, marca ou serviço com qualidade pode ser uma maneira de ter maior destaque, respeito e credibilidade.
A gestão de QSMS monitora e controla os documentos externos a empresa relativos as leis e diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente. Atrelados aos compromissos econômicos, culturais e humanos a empresa integra estas diretrizes aos perfis do sistema de qualidade e seu controle de documentos externos.


Palavras-chave: Gestão. Qualidade. Segurança.


1.   INTRODUÇÃO


O presente trabalho visa expor os benefícios da implantação e manutenção de um sistema de gestão integrada observados durante o período de estágio, realizado através da empresa de consultoria MTM – Engenharia de Segurança no Trabalho e Consultoria Ltda., nas dependências da Granel Química Ltda., Empresa Armazenadora de Químicos e Derivados de Petróleo e Graneis Líquidos e, Localizada no Porto do Itaqui em São Luis – MA.
A Granel Química Ltda. É uma empresa privada operadora de Terminais de Uso Público destinados à armazenagem de graneis sólidos e líquidos (petroquímicos e não petroquímicos), com sede na cidade de Santos, SP e escritório administrativo em São Paulo, com terminais instalados nos Portos de Ladário- MS, Rio Grande- RS, Santos- SP,  São Luís- MA, e Teresina- PI.

2.   BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

Exposição das linhas gerais a Gestão de QSMS e o embasamento teórico que sustenta a evolução desta metodologia de modo a torná-la estratégica sobre os diversos elementos que permeiam um Sistema de Gestão Integrado de QSMS, seus princípios e recursos operacionais.

Todas essas razões levam as organizações à necessidade de organizar ações sistemáticas que, muitas vezes, precisam apoiar-se numa política ambiental e em objetivos ambientais, ambos estabelecidos pelas próprias organizações, diante dos impactos ambientais que causam ou possam causar, e adequados ao tipo de atividade, à estrutura, ao porte e aos outros recursos, materiais e humanos (OLIVEIRA et al., 2011, p. 321).

2.1.      REQUISITOS ARA UM SISTEMA DE QSMS

1.           Comprometimento da Direção;
2.           Gestão de Recursos Humanos;
3.           Negócio e Riscos;
4.           Gestão da Aquisição;
5.           Gestão de Equipamentos e Instalações;
6.           Gestão da Informação e Comunicação;
7.           Conformidade Legal;
8.           Controle Operacional;
9.           Mudanças;
10.        Emergência;
11.        Investigação e Ações;
12.        Relacionamento com as Partes Interessadas;
13.        Melhoria Contínua

2.2.COMPROMETIMENTO COM UMA POLÍTICA DE QSMS:
·      Buscar o aperfeiçoamento contínuo e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social;
·      Atender os requisitos dos clientes e monitoramento de sua satisfação;
·      Cumprir a legislação aplicável de Segurança, Meio Ambiente e Saúde em nossa organização, visando minimizar os riscos aos seus empregados, prestadores de serviços, patrimônio, meio ambiente e da comunidade;
·      Assegurar a capacitação e conscientização de toda força de trabalho, fornecedores e prestadores de serviços, nas questões da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social;
·      Identificar os perigos, riscos, aspectos e impactos e agir contínua e preventivamente, mantendo sob controle as situações que possam causar riscos a força de trabalho ou poluição do meio ambiente;
·      Garantir a autoridade irrestrita dos responsáveis das áreas na tomada de decisões relativas à Segurança, proteção do Meio Ambiente e Saúde, suprindo os recursos necessários;
·      Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética da organização visando o comportamento social e profissional adequado.

2.3.REGULAMENTOS DE QSMS

A gestão de QSMS monitora e controla os documentos externos a empresa relativos as leis e diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente. Atrelados aos compromissos econômicos, culturais e humanos a empresa integra estas diretrizes aos perfis do sistema de qualidade e seu controle de documentos externos. Outra forma de controlar estes requisitos é por meio de indicadores.













CONTROLE DO SISTEMA DE QSMS

















Figura 01


3.     SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

Figura 02

3.1.SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Estabelece requisitos para implementação de um sistema de gestão da qualidade que a organização possa demonstrar capacidade para fornecer produtos que atendam aos clientes e regulamentações aplicáveis e aumentar satisfação dos clientes.

3.2.SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Estabelece requisitos para implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema ambiental com base em requisitos legais e informações de aspectos ambientais significativos, introduzindo na organização uma postura de prevenção de ocorrências de impactos adversos ao meio ambiente segundo OLIVEIRA (2011).

3.3.SISTEMA DE GESTÃO SSO

Estabelece requisitos para implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional com base em requisitos legais e informações de perigos e avaliação de riscos das atividades e processos para eliminar ou minimizar os riscos em segurança e saúde ocupacional dos empregados e outras partes interessadas segundo TAVARES (2011). O sistema tem como base uma abordagem por processos segundo a metodologia do PDCA.


4.   CONCLUSÃO

O sucesso em longo prazo da Companhia depende da nossa habilidade de melhorar continuamente os nossos produtos e serviços, enquanto protegemos o nosso pessoal e o meio ambiente. Devemos assegurar à saúde humana, a segurança operacional, a proteção ambiental, realçar a qualidade e obter o respeito da comunidade. Este é o compromisso que melhor representa o interesse dos nossos clientes, funcionários e acionistas, e das comunidades nas quais nós trabalhamos e vivemos.
A Companhia requer comprometimento e apoio a QSMS da parte de todos os empregados. Além disso, os gerentes devem exercer um papel de liderança na comunicação e cumprimento com as Políticas e Normas de QSMS.
Quando uma empresa implanta um sistema de gestão com base nas normas ISO, não é apenas ela quem ganha, mas também os clientes e a sociedade trazendo os benéficos relacionados a seguir:

  1. abertura de novos mercados nacionais e internacionais;
  2. maior satisfação dos clientes;
  3. aumento da lucratividade;
  4. aumento da credibilidade da empresa frente ao mercado;
  5. melhora do processo produtivo;
  6. aumento da competitividade;
  7. melhoria na qualificação dos funcionários e fornecedores;
  8. respeito ao meio ambiente.


REFERÊNCIAS


Referenciar todas as obras citadas conforme ABNT Associação Brasileira de
Normas Técnicas. NBR 6023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  NBR ISO 9000:2005: Sistemas de gestão da qualidade: fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2005.

___.  NBR ISO 9001:2000: Sistemas de gestão da qualidade: requisitos. Rio de Janeiro, 2000.

___. NBR ISO 14001:2004. Sistemas de gestão ambiental – requisitos com orientações para uso. Rio de janeiro: ABNT, 2004.

CAMPOS, V. Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

___. Qualidade total: padronização de empresas. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004

Metodologia do Trabalho Acadêmico / Tafner, Elizabeth Penzlien; da Silva, Everealdo. UNIASSELVI – Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2009.

MOURA, José Aristides Marcondes de. Os frutos da qualidade-a experiência da Xerox do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1993.
Tavares, José da Cunha. Tópicos da administração aplicada à segurança do trabaho / São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

Oliveira, Cláudio Antonio Dias de et al. Manual prático de saúde e segurança do trabalho, 2011, p. 57. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2011. ISBN 978-857728-101-5

Oliveira, Cláudio Antonio Dias de. Segurança e medicina do trabaho, São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2010.

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