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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Demanda por grãos, combustíveis, fertilizantes e contêineres terá crescimento no Itaqui

O cenário está descrito no Programa de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), que acabou de ter a sua revisão e atualização aprovadas pelo Conselho da Autoridade Portuária (CAP).
O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) aprovou hoje (03.02) a revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Itaqui. O documento, que descreve os cenários referenciais para o crescimento e aprimoramento das atividades portuárias para os próximos 20 anos, terá monitoramento constante e atualização a cada ano visando acompanhar as mudanças econômicas e sociais pelas quais passam o Maranhão. Projeção de cargas, tipos de cargas, equipamentos, instalações e ações ambientais são alguns dos itens tratados no estudo que será encaminhado para a Secretaria de Portos, do Governo Federal, e para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Para atrair novas cargas e consolidar outras que já estão sendo movimentadas no Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) deverá melhorar ainda mais nos próximos anos alguns indicadores de performance, como tempo de espera dos navios, setorização dos berços, tempo de atracação das embarcações para carregamento e descarga, taxa de ocupação dos berços (que não deverá ser inferior a 60%), maior produtividade nas operações e criação de novas áreas de armazenagem, entre outros.
"Estamos em franco processo de evolução e o Itaqui está cada vez mais se consolidando como indutor de desenvolvimento do estado. Todo planejamento nos dá um norte e por ser o PDZ um documento dinâmico, que acompanha as mudanças econômicas, precisamos estar atentos para fazer ajustes pelo menos a cada ano", explicou o presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati. Arthur Horta, presidente do CAP, concorda: "O PDZ aprovado está mais próximo da realidade que vive hoje o Itaqui".
O documento analisa o cenário de referência em três diferentes marcos temporais: a curto prazo (2012-2016), médio prazo (2017/2021) e a longo prazo (2022-2031). Este ano, por exemplo, será iniciada a construção do berço 108, píer totalmente dedicado a granéis líquidos e cuja licitação, ora em andamento, prevê a abertura dos envelopes com as propostas comerciais para o próximo dia 07; construção dos berços 98 e 99 e da retroárea do berço 100, que começará a operar ainda no primeiro semestre deste ano. O PDZ prevê ainda a necessidade de um planejamento integrado ao do Porto do Itaqui na atualização do Plano Diretor do Distrito Industrial de São Luís.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, Daniel Vinent, explicou que o o Distrito Industrial é de grande importância para o Porto do Itaqui, dada a sua vocação para funcionar como área retroportuária, assim como para a instalação de indústrias fortemente ligadas ao comércio exterior. "O Disal necessita de melhorias em sua infraestrutura e de planejamento para se consolidar como a alavanca para o desenvolvimento do Maranhão e estados vizinhos, principalmente ao se considerar o Corredor Centro-Norte, que depende do desenvolvimento e ampliação do Porto do Itaqui e do Distrito Industrial para o escoamento do seu potencial agropecuário e mineral", disse.
A partir de 2013, o berço 103 passa a ser usado para escoamento da soja, farelo e milho do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Até 2016, serão implantados os berços 98 e 99, além da 1ª etapa do armazém para fertilizantes com no mínimo 56 mil toneladas na retaguarda do berço 98. O berço 99 movimentará celulose e pellets vegetais.
A longo prazo, até 2031, entre outros projetos, está prevista a implantação dos berços 93 a 95; a segunda etapa do Terminal de Contêineres (TECON), com dois berços (95 e 96) e de sua expansão futura, nos berços 93 e 94. O berço 96 será interligado com o Distrito Industrial, por meio de uma ponte, criando-se um novo acesso ao porto.

Fonte:
Gerência de Comunicação da EMAP
Coordenadoria de Comunicação
Texto: Cíntia Machado
Contatos: (98) 3216-6050/6020

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