SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO EM (QSMS)
José de Ribamar Gonçalves de Sousa Filho
Prof.
Orientador (Marco Vinicio Pereira
Silva)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho (TURMA:
SEG0032) – Estágio
20/11/2012
RESUMO
Atualmente as empresas estão inseridas em um
cenário altamente dinâmico e mutável; a globalização e a internet fazem com que
as transformações sejam globais, atingindo todos os mercados e com uma
celeridade nunca antes vista. Com a economia globalizada, concorrente não é
apenas o vizinho ao lado, mas sim, todos daquele setor a nível mundial, basta
lembrar as vendas virtuais. No âmbito organizacional, a competitividade é uma
das principais preocupações, e, oferecer um produto, marca ou serviço com
qualidade pode ser uma maneira de ter maior destaque, respeito e credibilidade.
A gestão de QSMS monitora e controla os documentos
externos a empresa relativos as leis e diretrizes de segurança, saúde e meio
ambiente. Atrelados aos compromissos econômicos, culturais e humanos a empresa
integra estas diretrizes aos perfis do sistema de qualidade e seu controle de
documentos externos.
Palavras-chave: Gestão. Qualidade. Segurança.
1.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa expor os benefícios da implantação
e manutenção de um sistema de gestão integrada observados durante o período de
estágio, realizado através da empresa de consultoria MTM – Engenharia de Segurança no Trabalho e Consultoria Ltda., nas
dependências da Granel Química Ltda.,
Empresa Armazenadora de Químicos e Derivados de Petróleo e Graneis Líquidos e,
Localizada no Porto do Itaqui em São Luis – MA.
A Granel Química Ltda. É uma
empresa privada operadora de Terminais de Uso Público destinados à armazenagem
de graneis sólidos e líquidos (petroquímicos e não petroquímicos), com sede na
cidade de Santos, SP e escritório administrativo em São Paulo, com terminais
instalados nos Portos de Ladário- MS, Rio Grande- RS, Santos- SP, São Luís- MA, e Teresina- PI.
2.
BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Exposição das linhas gerais a Gestão de QSMS e o embasamento teórico que
sustenta a evolução desta metodologia de modo a torná-la estratégica sobre os
diversos elementos que permeiam um Sistema de Gestão Integrado de QSMS, seus
princípios e recursos operacionais.
Todas essas razões levam as organizações à necessidade de organizar ações
sistemáticas que, muitas vezes, precisam apoiar-se numa política ambiental e em
objetivos ambientais, ambos estabelecidos pelas próprias organizações, diante
dos impactos ambientais que causam ou possam causar, e adequados ao tipo de
atividade, à estrutura, ao porte e aos outros recursos, materiais e humanos (OLIVEIRA et al., 2011, p. 321).
2.1. REQUISITOS
ARA UM SISTEMA DE QSMS
1.
Comprometimento da Direção;
2.
Gestão de Recursos Humanos;
3.
Negócio e Riscos;
4.
Gestão da Aquisição;
5.
Gestão de Equipamentos e Instalações;
6.
Gestão da Informação e Comunicação;
7.
Conformidade Legal;
8.
Controle Operacional;
9.
Mudanças;
10.
Emergência;
11.
Investigação e Ações;
12.
Relacionamento com as Partes Interessadas;
13.
Melhoria Contínua
2.2.COMPROMETIMENTO
COM UMA POLÍTICA DE QSMS:
·
Buscar o aperfeiçoamento contínuo e eficácia do
Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e
Responsabilidade Social;
·
Atender os requisitos dos clientes e monitoramento
de sua satisfação;
·
Cumprir a legislação aplicável de Segurança, Meio
Ambiente e Saúde em nossa organização, visando minimizar os riscos aos seus
empregados, prestadores de serviços, patrimônio, meio ambiente e da comunidade;
·
Assegurar a capacitação e conscientização de toda
força de trabalho, fornecedores e prestadores de serviços, nas questões da
Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social;
·
Identificar os perigos, riscos, aspectos e impactos
e agir contínua e preventivamente, mantendo sob controle as situações que
possam causar riscos a força de trabalho ou poluição do meio ambiente;
·
Garantir a autoridade irrestrita dos responsáveis
das áreas na tomada de decisões relativas à Segurança, proteção do Meio
Ambiente e Saúde, suprindo os recursos necessários;
·
Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética da
organização visando o comportamento social e profissional adequado.
2.3.REGULAMENTOS
DE QSMS
A
gestão de QSMS monitora e controla os documentos externos a empresa relativos
as leis e diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente. Atrelados aos
compromissos econômicos, culturais e humanos a empresa integra estas diretrizes
aos perfis do sistema de qualidade e seu controle de documentos externos. Outra
forma de controlar estes requisitos é por meio de indicadores.
CONTROLE DO SISTEMA DE QSMS
Figura 01
3.
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO
Figura 02
3.1.SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Estabelece
requisitos para implementação de um sistema de gestão da qualidade que a
organização possa demonstrar capacidade para fornecer produtos que atendam aos
clientes e regulamentações aplicáveis e aumentar satisfação dos clientes.
3.2.SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Estabelece
requisitos para implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema
ambiental com base em requisitos legais e informações de aspectos ambientais
significativos, introduzindo na organização uma postura de prevenção de
ocorrências de impactos adversos ao meio ambiente segundo OLIVEIRA (2011).
3.3.SISTEMA DE GESTÃO SSO
Estabelece
requisitos para implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de
gestão de segurança e saúde ocupacional com base em requisitos legais e
informações de perigos e avaliação de riscos das atividades e processos para
eliminar ou minimizar os riscos em segurança e saúde ocupacional dos empregados
e outras partes interessadas segundo TAVARES (2011). O sistema tem como base
uma abordagem por processos segundo a metodologia do PDCA.
4.
CONCLUSÃO
O
sucesso em longo prazo da Companhia depende da nossa habilidade de melhorar
continuamente os nossos produtos e serviços, enquanto protegemos o nosso
pessoal e o meio ambiente. Devemos assegurar à saúde humana, a segurança
operacional, a proteção ambiental, realçar a qualidade e obter o respeito da comunidade.
Este é o compromisso que melhor representa o interesse dos nossos clientes,
funcionários e acionistas, e das comunidades nas quais nós trabalhamos e
vivemos.
A
Companhia requer comprometimento e apoio a QSMS da parte de todos os
empregados. Além disso, os gerentes devem exercer um papel de liderança na comunicação
e cumprimento com as Políticas e Normas de QSMS.
Quando
uma empresa implanta um sistema de gestão com base nas normas ISO, não é apenas
ela quem ganha, mas também os clientes e a sociedade trazendo os benéficos
relacionados a seguir:
- abertura
de novos mercados nacionais e internacionais;
- maior
satisfação dos clientes;
- aumento
da lucratividade;
- aumento
da credibilidade da empresa frente ao mercado;
- melhora
do processo produtivo;
- aumento
da competitividade;
- melhoria
na qualificação dos funcionários e fornecedores;
- respeito ao meio ambiente.
REFERÊNCIAS
Referenciar todas as obras citadas conforme ABNT – Associação Brasileira de
Normas Técnicas. NBR 6023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000:2005: Sistemas de gestão da qualidade: fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2005.
___. NBR ISO 9001:2000: Sistemas de gestão da qualidade: requisitos. Rio de Janeiro, 2000.
___. NBR ISO 14001:2004. Sistemas de gestão
ambiental – requisitos com orientações para uso. Rio de janeiro: ABNT,
2004.
CAMPOS, V. Falconi. Gerenciamento da rotina
do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços
Ltda, 2004.
___. Qualidade total:
padronização de empresas. Belo
Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004
Metodologia do Trabalho
Acadêmico / Tafner, Elizabeth Penzlien; da Silva, Everealdo. UNIASSELVI – Indaial: Ed.
Grupo UNIASSELVI, 2009.
MOURA, José Aristides Marcondes de. Os
frutos da qualidade-a experiência da Xerox do Brasil. São Paulo:
Makron Books, 1993.
Tavares, José da Cunha. Tópicos da administração aplicada à
segurança do trabaho / São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
Oliveira, Cláudio Antonio Dias de et al. Manual prático de
saúde e segurança do trabalho, 2011, p. 57. São Caetano do Sul, SP: Yendis
Editora, 2011. ISBN 978-857728-101-5
Oliveira, Cláudio Antonio Dias de. Segurança e medicina do
trabaho, São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2010.
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