CONSULTORIA, TREINAMENTOS, GESTÃO EM QSMS

CONSULTORIA, TREINAMENTOS, GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA
OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE


terça-feira, 1 de maio de 2012

EMAP apresenta na Intermodal projetos estratégicos para expansão do Itaqui

EMAP apresenta na Intermodal projetos estratégicos para expansão do Itaqui
A Empresa Maranhense de Administração Portuária apresenta na feira Intermodal South America, em São Paulo, os projetos em execução e outros já planejados que ajudarão o Itaqui a entrar na lista dos dez portos mais importantes do mundo
A Empresa Maranhense de Administração Portuária apresenta na feira Intermodal South America, em São Paulo, os projetos em execução e outros já planejados que ajudarão o Itaqui a entrar na lista dos dez portos mais importantes do mundo. Nos próximos 20 anos, estudos mostram o potencial de crescimento e construção de novos berços com a estimativa de passar das atuais 14 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2011 para 150 milhões de toneladas em 2031. Além das obras que permitirão a expansão física do Itaqui, o crescimento ambiental sustentável foi minimamente pensado.
O porto do Itaqui possui localização estratégica que permite viagens mais curtas para vários portos do mundo, dispõe de um eficiente sistema multimodal que representa menor custo logístico e águas profundas que nos permitem receber navios de grande calado. No entanto, todas essas vantagens competitivas estão sendo alinhadas a uma expansão física comprometida com o social, o cultural, a educação, a pesquisa científica e o meio ambiente”, ressaltou Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.
No plano de negócios da EMAP, os novos berços foram desenhados para atender a crescente demanda por cargas de projeto, granéis líquidos, granéis sólidos de origem florestal e carga geral, além de contêiner. Em maio deste ano, será entregue o berço 100. Inicialmente, o píer será utilizado para movimentação de carga geral e de projeto, assim como celulose e pellets em seguida. O píer 100 também será utilizado para operações com grãos na segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), prevista para 2019, quando a movimentação total deverá atingir 10 milhões de toneladas/ano. Para a primeira fase do Tegram, que entra em operação no final de 2013, será usado o berço 103, já existente.
Além do 100, o berço 108 também entrará em operação ao final do próximo ano. A obra, que será iniciada nos próximos dias, possibilitará o aumento em 40% das operações com granéis líquidos. Atualmente, o Itaqui movimenta quase 7 milhões de toneladas de derivados de petróleo por ano, sendo o segundo maior entreposto do Norte-Nordeste.
Além desses dois projetos, já está em desenvolvimento estudo para implantação do Terminal de Contêineres do Maranhão. O Tecom terá capacidade para operar até 230 mil contêineres/ano. No ano passado, quando foi criada uma linha regular de contêineres, o Itaqui operou 10 mil contêineres com ferro níquel e carga geral. A viabilidade de operar também contêineres refrigerados, com carga do Maranhão e de outras regiões do país já foi comprovada. O Tecom terá três berços (96, 95 e 94), será interligado ao Distrito Industrial por uma ponte e contará com pátio de contêiner em terra e acesso rodoferroviário.
Antes, já em 2016, os berços 99 e 98 deverão ser implantados para operação de granéis e carga geral. Complementando a expansão do Itaqui no sentido sul será construído ainda o berço de número 97. Na Ilha de Guarapirá (110 e 109) serão construídos mais dois berços para atracação de navios petroleiros, o que tornará o porto maranhense referência nacional na movimentação de granéis líquidos.
Todas as obras estão alinhadas com a questão ambiental. Desse ponto de vista, o porto do Itaqui já tem uma das melhores performances do país, como atestou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) por meio do Índice de Qualidade da Gestão Ambiental. O porto maranhense também está entre os cinco do Brasil a possuir todas as licenças de operação ambiental, assim como as demais licenças necessárias à implantação de grandes projetos. Além disso, a EMAP implantou este ano um Programa de Resíduos Sólidos que permitirá ir além da reciclagem de materiais. A iniciativa prevê ações de educação ambiental dentro e fora da empresa que conscientizem funcionários e comunidades do entorno a adotar um consumo consciente dos recursos naturais hoje disponíveis.
Este ano, a EMAP fará ainda uma homenagem aos 400 anos de história e cultura da cidade de São Luís durante a maior feira de logística da América Latina, a Intermodal South America. No estande da empresa os visitantes poderão fazer um tour virtual pelo porto do Itaqui e pelos principais pontos turísticos da cidade de São Luís. Esta é a primeira vez que a cidade será apresentada ao grande público por meio de imagens em 360 graus. Quatrocentos dos 30 mil visitantes esperados nos três dias de feira terão a chance de fazer uma fotografia em frente a uma imagem em perspectiva da Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís, e ainda levar de lembrança um porta-retrato com a imagem como se estivessem em São Luís.

Cíntia Machado
Coordenadora de Comunicação
Gerência de Comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)
Av. dos Portugueses, S/N, Porto do Itaqui
São Luis, MA 65085-370
t +55 98 3216-6050/6505/6506
f +55 98 8817-9112

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog